Bateria de íon lítio: conheça a unidade geradora de energia sustentável

Você que procura por uma unidade geradora de energia sustentável, precisa conhecer a bateria íon lítio. Um sistema que revoluciona o fornecimento de energia em situações de blackout e apagões. 

Nos períodos de pouca chuva, interrupções e instabilidade do fornecimento de energia são comuns. No Brasil, os especialistas afirmam que é mais uma questão de quando do que de se apagões irão ocorrer. Diante desse cenário, empresas e pessoas buscam opções —  como sistemas de baterias e inversores ou grupos geradores — para suportar um tempo considerável quando ocorrer uma interrupção do fornecimento externo de energia elétrica.

 

Bateria de íon lítio: unidade geradora de energia sustentável para a crise energética

No Brasil, já existe o novo sistema de backup e reserva de energia elétrica por meio da utilização de bateria íon lítio MLI Ultra, da empresa holandesa Mastervolt

Essa tecnologia de baterias, aliada a modernos equipamentos inversores e carregadores, permite manter o fornecimento de energia elétrica constante em situações de blackout ou apagões, O tempo que a tecnologia desse grupo gerador pode suportar vai depender da quantidade de baterias do sistema.

A solução é totalmente sustentável: não polui, não usa combustíveis fósseis, é 100% renovável e pode ser instalada em ambientes fechados. Por isso, podem ser instaladas em:

    • ambulatórios;
    • centros médicos;
    • centrais e sistemas de segurança;
    • residências;
    • apartamentos de alto padrão;
    • veículos de edição e transmissão de emissoras de TV
    • ambulatórios ou consultórios médicos móveis.

Com isso, além de espaços fixos, a bateria íon lítio da Mastervolt pode ser instalada até mesmo em áreas onde não pode usar geradores barulhentos e poluentes.

 

Como funciona a bateria íon lítio MLI Ultra da Mastervolt

O sistema recebe alimentação da rede elétrica e mantém um banco de baterias íon lítio constantemente carregado.  As cargas ou equipamentos ligados a ele podem ser divididos em dois grupos:

    1. um com alimentação ininterrupta, como se fosse um “no-break”,
    2. outro que pode ter uma interrupção de até 1 milissegundo. 

Dessa forma, quando há blackout ou apagão, o sistema passa a usar a energia armazenada nas baterias. O grupo de equipamentos ligados na saída “no-break” é mantido alimentado sem qualquer interrupção. Enquanto o outro grupo de cargas sofre uma pequena interrupção (“short break”) e também passa a ser alimentado pelas baterias. A autonomia do sistema dependerá da quantidade de baterias que forem instaladas.

Essa é uma solução sob medida para pequenos ambulatórios médicos, edifícios sem gerador de emergência, ou aqueles em que o gerador de emergência atende somente as áreas comuns. Isso porque a possibilidade de instalação do sistema dentro de uma pequena sala ou armário garante que os procedimentos em andamento não serão interrompidos pela falta de energia da concessionária

Desse modo, o mesmo conceito pode ser aplicado em apartamentos de alto padrão. O sistema de bateria íon lítio, utilizado como um grupo gerador de energia sustentável, pode ser instalado dentro de qualquer ambiente interno, com energia limpa e sustentável. Além disso, é livre de manutenção presencial, uma vez que a manutenção pode ser feita por acesso remoto via internet.

 

Grupo gerador com tecnologia verde

A utilização de grupo gerado não é algo novo. A grande novidade é a tecnologia de bateria íon lítio MLI Ultra da Mastervolt, que tornou o projeto acessível a diversos ambientes, do ponto de vista de infraestrutura.

Antes, as baterias eram pesadas, soltavam gases tóxicos e até explosivos quando em carga. Por isso, não podiam ser guardadas em ambientes confinados e não aceitavam uma carga rápida sem comprometer a sua vida útil. 

As novas baterias de íon lítio contam com mais de três vezes a capacidade das baterias convencionais por peso e por volume. Ou seja, a bateria íon lítio da Mastervolt tem peso e volume reduzido em um terço em relação à tecnologia anterior.

Além disso, essa bateria também possui vida útil até seis vezes maior e capacidade de permitir recarga até nove vezes mais rápida do que as baterias convencionais sem soltar gases. Assim, essa tecnologia seria ideal para qualquer tipo de aplicação.

No mais, o sistema ainda permite que as baterias sejam carregadas por painéis solares ou ainda combiná-las com a instalação de geradores adicionais. Esses geradores somente entrariam em operação horas depois do blackout, quando o sistema de baterias estivesse totalmente descarregado.

Segundo dados compilados do ONS (Operador Nacional do sistema Elétrico), o tempo para o retorno de fornecimento de energia subiu de 65 minutos, em 2012, para 93 minutos, em 2013. Em 2014, esse número aumentou para 114 minutos. O sistema da bateria de íon lítio pode ser dimensionado para várias horas de suprimento. assim, com esse tempo médio de retorno da energia da concessionária, mesmo que em ascensão, o sistema de bateria íon lítio se adapta perfeitamente sem a necessidade de geradores adicionais.

 

Um sistema, não apenas um produto

 “O sistema que oferecemos acumula energia adquirida da rede elétrica para usá-la mais tarde, em caso da falta da mesma. Pode também ser usado em veículos que têm de operar de maneira autônoma. Em ambos os casos, o objetivo é não depender da rede elétrica e não utilizar geradores que usem combustíveis fósseis, poluem ou façam barulho. No caso de sistemas instalados em apartamentos, consultórios e ambulatórios médicos, o sistema supre a falta de energia da rede elétrica por horas, podendo ser instalado dentro das unidades”, – Roberto Brener, empresário fundador da Electra Service e engenheiro eletricista com especialização em máquinas elétricas pela Escola Politécnica de Engenharia da USP.

O sistema de bateria de íon lítio é a única solução possível quando um edifício não tem geradores ou para aqueles edifícios que possuem geradores apenas nas áreas comuns. Além disso, o sistema também pode ser instalado em unidades remotas de transmissão de dados, repetidoras de sinal de TV ou de celular.

Em lugares distantes ou de difícil acesso, onde há constantes faltas de fornecimento de energia por parte das concessionárias, o sistema também pode ser instalado. Nesse caso, o sistema retira o uso de geradores que necessitam manutenção e checagem periódicas. O sistema não é só completamente livre de manutenção, mas também permite acesso remoto via GSM ou internet para análise e diagnósticos.

 “Nós vendemos um conceito, um sistema, não é um só produto. É um conjunto de baterias, carregador e inversor inteligentes”, Roberto Brener.

 

Vantagens do sistema de bateria íon lítio:

    • Silencioso;
    • Não poluente;
    • Sem emissão de fumaça ou cheiro;
    • Baixo peso e volume;
    • Pode ser instalado em ambientes fechados;
    • Isola e separa o sistema elétrico dentro do ambiente da rede elétrica que alimenta a edificação;
    • No-break para os sistemas críticos, computadores, equipamentos médicos e monitoração de dados;
    • Interrupção de energia inferior a 1 milissegundo para os outros sistemas não críticos;
    • Fornece energia de qualidade, com forma de onda senoidal pura, sem ruídos, preservando equipamentos mais sensíveis.

 

Onde encontrar o sistema de bateria íon lítio MLI Ultra da Mastervolt

Você pode contar com toda essa tecnologia apresentada, basta entrar em contato com o time da Electra Service aqui no site ou pelo WhatsApp

O sistema é trazido ao Brasil sob encomenda e de acordo com as necessidades do cliente. Seu preço depende da configuração.

 

Sobre Roberto Brener

Formado Engenheiro Eletricista com especialização em Máquinas Elétricas pela Escola Politécnica de Engenharia da USP em 1986. Há 29 anos fundou a Electra Service, empresa especializada em instalações navais e sistemas de energia “off grid”.  

Brener é especialista em sistemas “off grid”, com mais de 430 projetos realizados e clientes satisfeitos. “Off Grid” é o nome que se dá a sistemas elétricos que trabalham desconectados da rede elétrica. São sistemas que têm geração própria ou armazenam energia para funcionar desconectados dos sistemas elétricos das concessionárias.