O Botãozinho Vermelho dos Rádios VHF.

O Botãozinho Vermelho dos Rádios VHF.

 

Para que serve este botãozinho vermelho no qual está escrito Distress ou DSC?

Bom, o Sistema DSC (Digital Selective Call)  é um sistema semi automático, criado pela International Maritime Organization (IMO)  como padrão para estabelecer chamadas de rádio VHF , SSB e outros. O sistema faz parte do Global Maritime Distress and Safety System (GMDSS). O DSC é reservado ao anúncio de urgências, chamadas de perigo, emergência e avisos relacionados à segurança.

O que é uma Chamada  Seletiva Digital (DSC)?

1- Digital:

O sistema DSC usa um sinal digital para enviar informações como:

  • Um número de 9 dígitos que funciona como uma espécie de identidade da embarcação chamado MMSI (Maritime Móbile Service Identity). Este MMSI deve ser solicitado à Anatel junto com a Licença de Eestação de Navio. (estação Rádio)
  • A posição e horário de quem está fazendo a chamada. O VHF deve estar conectado a um GPS do qual esteja recebendo dados de posição.  Estes dados são transmitidos automaticamente quando se faz uma chamada de emergência.

2- Seletiva:

A chamada é seletiva  pois ela pode ser direcionada:

  • Para uma determinada estação ou embarcação.
  • Para estações ou embarcações em determinada região.
  • Para um grupo de estações ou embarcações com determinados MMSI.

3- Chamada:

Geralmente os rádios tocam como um telefone ao receber uma chamada DSC. A  estação que recebe a chamada reconhece ser a destinatária e a partir daí as duas partes deverão se transferir para um canal diferente para prosseguir a comunicação.

Isto funciona aqui no Brasil?

Funciona sim, embora nem todas as Marinas, Clubes Náuticos, Capitanhia dos Portos  e outras estações costeiras, ainda não monitorem o canal 70,  todos os Navios são obrigados a ter uma estação GMDSS que é  um conjunto de equipamentos de comunicação, entre eles um rádio VHF em escuta permanente do canal 70. Ao receber uma chamada DSC de emergência é disparado um alarme,  e quem recebe deve avisar as autoridades competentes sobre a chamada , informando o MMSI ,localização da embarcação em perigo e também o horário da chamada.  Hoje já não é mais possível comprar um ráfio VHF sem o tal botãozinho vermelho.

 

Isto significa que o Canal 70 é um canal exclusivo para chamadas de emergência?

A partir de 01/01/2005, os Navios foram desobrigados a fazer escuta no canal 16 de VHF  e  toda e qualquer chamada de emergência passará a ser feita via DSC  no canal 70. O Canal 70, que era usado como um canal qualquer, está agora reservado apenas para chamadas de emergência e não deve ser usado para outro propósito. Proteger este canal e mantê-lo desocupado é de fundamental importância.

E como posso saber se o meu VHF está com esta função ativa?

Não podemos simplesmente apertar o botãozinho vermelho e emitir um sinal automático de emergência só como teste. Isto poderia chegar a desencadear um SAR (busca e salvamento) por parte das autoridades e no caso de um falso alarme, poderia haver algumas sanções.

Inicialmente verifique que seu rádio esteja conectado ao seu GPS e esteja recebendo os dados de posição do mesmo. Para tanto o GPS deve estar ligado, e dependendo da marca de seu VHF,  você poderá ler  a sigla “NMEA”, “GPS”, “DSC”  ou ainda a Latitude e Longitude fornecidas pelo GPS no visor do rádio.

Você deve se certificar que seu MMSI esteja devidamente programado no rádio. Esta programação você mesmo pode fazer, acompanhando as instruções do manual do VHF e   tomando muito cuidado,  pois muitos rádios apenas permitem uma tentativa.

Você pode sim, fazer uma chamada seletiva digital (DSC) como não sendo uma chamada de emergência para um MMSI específico, como por exemplo, a um amigo cujo MMSI você saiba. Isto pode soar estranho pois as pessoas ainda não trocam os seus MMSI’s como trocam seus números de telefone. Consulte o manual de seu VHF e veja como você pode fazer uma chamada DSC para um MMSI conhecido. Se você conseguir estabelecer uma chamada DSC desta forma, poderá ficar confiante que no momento em que precisar levantar a capinha vermelha e acionar a sua chamada de emergência, todas as embarcações que monitoram este tipo de sinal estarão recebendo o seu MMSI e a sua posição. O seu Rádio permanecerá transmitindo este sinal até que alguém retorne com um sinal de conhecimento da chamada.