Bateria para barco: tudo que você precisa saber sobre cuidado e manutenção

Todos sabem a importância de manter a bateria para barco com a manutenção em dia. Além disso, também ter uma boa conduta de uso para não acabar diminuindo seu tempo de vida útil da bateria.  

É fundamental ter o sistema de baterias em bom estado, para alimentar os sistemas de conforto, navegação e segurança. Assim, é possível manter a confiabilidade da sua embarcação. 

Cuidar das baterias também é importante do ponto de vista econômico, se forem usadas incorretamente, você terá que trocá-las a cada temporada. Por outro lado, ao fazer bom uso e manter a manutenção em dia, a bateria para barco pode durar muito. Capitães bem cuidadosos podem conseguir usar um mesmo sistema de baterias entre 6 e 8 anos, por exemplo.

 

Bateria para barco: o que significa cuidar bem dela?

Você já viu a importância de ficar de olho na bateria do seu barco para saber se ela está em bom estado. Mas, como dito, também é importante colocar práticas de bom uso e manutenção na sua rotina para garantir sua qualidade e prolongar seu tempo de vida útil. 

São práticas bem simples, mas que fazem total diferença. Confira nos tópico a seguir.

 

Carga e descarga

O fator mais importante na hora de cuidar bem da bateria para barco é evitar descargas profundas.

Descarregar abaixo de 50% da capacidade total reduz significativamente a vida útil. Ainda pior é deixar que as baterias descarreguem completamente, pois é extremamente prejudicial.  Além disso, fazer cargas parciais abaixo de 80% de sua capacidade total, também encurta o tempo de vida útil de um sistema de baterias.

Quando não estão sendo utilizadas, a carga e descarga da bateria também merece atenção. Mesmo quando as baterias estão totalmente desconectadas, o estado de carga diminui entre 1% e 3% ao mês. Ou seja, também é indicado carregar a bateria periodicamente durante o inverno, ou quando o barco não está sendo usado.

 

Monitoramento dos sistemas de bateria para barco

Bateria para barco

Sabia que inúmeras embarcações, como barcos e lanchas, não possuem monitoramento dos sistemas de bateria? É um número surpreendente, principalmente porque não se limita apenas a embarcações antigas. Alguns estaleiros até instalam e fornecem bons sistemas para monitorar as baterias, mas não é muito comum ver esses sistemas negligenciados, sem manutenção e até desligados.

Se a sua embarcação não conta com monitoramento de bateria para barco, saiba que há inúmeros equipamentos, sistemas e instrumentos para monitorar as suas baterias.com esse fim. 

Entre as opções, existem os cronômetros analógicos que medem a tensão das baterias, comuns, principalmente, em embarcações antigas. No entanto, esses não são muito úteis pois para poder diagnosticar se uma bateria está carregada ou não, a leitura deve se concentrar na faixa próxima a sua tensão nominal.  

Por exemplo, para um sistema de 12 volts, não adianta ter um voltímetro de 0-15 volts. O indicado é um instrumento que meça e mostre a tensão entre 11.5 e 15 volts. Já para um sistema de 24 volts,  esse mesmo instrumento deve mostrar a tensão entre 23 e 30 Volts.

Assim, é necessário desligar o consumo e os carregadores de bateria por, pelo menos, 15 minutos. Então, faça as leituras de tensão nesses voltímetros para identificar o estado de carga das baterias a bordo.

 Abaixo, confira como essas leituras podem indicar o estado do banco de baterias.

Bateria para barco

Conheça as soluções da Electra Service

A Electra Service é referência em soluções tecnológicas, em elétricas e eletrônica naval, com quase 30 anos de experiência. Aqui, você pode contar com eletrônicos de navegação, thrusters elétricos, thrusters hidráulicos, além de serviços técnicos, manutenção, engenharia e muito mais. Mande uma mensagem aqui no site ou pelo WhatsApp e saiba mais.